Índice Meteorológico de Risco de Incêndio (FWI)
Actualizado diariamente às 13h00 (UTC+1)

Dados de observação às 13h

     O índice Meteorológico de risco de incêndio, na sigla inglesa FWI (Fire Weather Index), foi inicialmente desenvolvido pelo Serviço Canadiano de Florestas e hoje em dia é utilizado em vários países do mundo.

     O índice FWI é calculado com dados observados em várias estações meteorológicas às 13h (12h UTC). As variáveis utilizadas são a temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e precipitação acumulada nas últimas 24 horas.

     Com estes dados é possível estimar o estado de vários combustíveis do solo florestal e o seu comportamento e risco de propagação de incêndio.

          1 - Risco Reduzido
     Incêndios que tenham origem em herbáceas secas tem uma propagação lenta. Em zonas florestais o risco de propagação de incêndio é muito reduzida e são facilmente controláveis.

          2 - Risco Moderado
     Em terrenos abertos de herbáceas secas, podem arder rapidamente com o vento. Em zonas florestais os fogos progridem lentamente, com extinção relativamente fácil.

          3 - Risco Elevado
     Os incêndios propagam-se com rapidez com produção de faúlhas de pequeno alcance. Os incêndios podem atingir grande intensidade em encostas. Podem se tornar dificilmente controláveis se não combatidos a tempo.

          4 - Risco Muito Elevado
     Os fogos após ignição propagam-se rapidamente e aumentando rapidamente de intensidade com produção abundante de faúlhas. Não são recomendadas actividades na floresta que envolvam risco de fogo.

          5 - Risco Máximo
     Fácil ignição e o incêndio propaga-se imediatamente. Incêndios florestais podem tornar-se incontroláveis, com combate possível apenas pelos flancos até alteração das condições meteorológicas. É recomendável vigilância aérea nas horas de maior risco.