Página inicial > Norte da Madeira |
Um bem imprescindível na qualidade de vida da nossa sociedade actual, é sem dúvida a água potável canalizada.
Para dar a conhecer como ocorre este ciclo da água, desde a nascente até as nossas casas, fomos até à Estação de Tratamento de Águas de São Jorge (ETA-SJ), falar com o Operador desta Estação, o sr. Ernesto Conceição.
Da nascente à Levada do Rei A água que é utilizada pela ETA-SJ, é captada na Levada do Rei, que tem origem em diversas nascestes desde o Ribeiro Bonito.
Segundo estimativas do IGA (Instituto de Gestão da Água), a Levada do Rei tem um volume anual estimado de 438.000m3 de água.
Retirar folhas A Estação de Tratamento capta cerca de 25% do volume total da água da Levada do Rei. Antes de chegar à estação, a água é retida num pequeno reservatório onde uma máquina em rotação automática retira folhagem que chegue junto com a água.
Decantador Passada esta primeira limpeza, a água é encaminhada para um grande tanque em cimento - o decantador.
Aqui a água ao ser introduzida de baixo para cima, permite que sejam depositadas no fundo muitas impurezas da água, como por exemplo terra.
No decantador é também realizada uma pré-cloragem (adicionar cloro à água).
Uma pequena sonda está permanentemente a medir o nível de turvação, que entra no decantador.
Caso a água apresente um teor alto de turvação, a estação pára automaticamente.
Filtrar a água A água segue depois para os filtros que são constituídos por dois tanques em cor verde, que contêm no seu interior cerca de 50% de areia.
Nestes tanques a água ao atravessar estas areias é filtrada, permitindo que impurezas mais finas que passaram nas fases anteriores, fiquem retidas, deixando a água limpa.
Todos os dias os filtros são limpos de forma automática, utilizando a compressão de ar para limpar as areias, num processo que demora pouco mais de uma hora.
Reservatórios e distribuição Passados as várias fases de filtragem da água, esta é encaminhada para uma cisterna afim de receber a desinfectação, com a cloragem final.
Daqui segue para dois reservatórios para ser distribuída para a rede de água potável até a casa das pessoas.
A água a partir destes dois reservatórios é enviada para São Jorge, Ribeira Funda e Arco de São Jorge. Devido à localização da Ribeira Funda e do Arco de São Jorge a água é enviada com recurso a duas auto-bombas que estão ligadas continuamente. Caso o nível de água nestes reservatórios seja baixo, os dois motores param automaticamente.
Cloro Nesta Estação de Tratamento, a água é limpa de impurezas desde o decantador passando pelos filtros, e o único químico adicionado é o cloro.
A cloragem é utilizada largamente na desinfecção da água nas Estações de Tratamento em muitos países. O cloro tem um papel importante na qualidade da água, permitindo eliminar germes e bactérias que são potencialmente perigosos para os seres humanos.
Análises semanais à água Todas as semanas são realizadas análises à água, por técnicos que mantêm sob controlo e asseguram a qualidade desta.
Segundo estes técnicos, que efectuam medições em diversos pontos da Madeira, a água que é utilizada nesta Estação é uma das melhores da Madeira, atendendo ao baixo nível bacteriológico.
Beber água Uma situação que ocorre na casa das pessoas, é por vezes ao beberem água sentirem um pequeno gosto desagradável.
Esta situação ocorre devido a pequenas acumulações de cloro nas torneiras com pouco uso.
Para evitar esta situação, antes de beber água de uma torneira não muito utilizada durante o dia, deixe correr um pouco a água, e então poderá beber sem sentir o gosto desagradável a cloro, segundo nos explicou o operador da estação.
Consumo estimado O consumo de água nas freguesias de São Jorge e do Arco de São Jorge, varia entre os 55000 e os 65000 litros por hora, cerca de 15 a 18 litros por segundo. Existe um maior consumo de água no fim de semana.
Outras notícias:
|
|