![]() Página inicial > Astronomia > Notícias | Cartas | Satélites | Agenda de Astronomia |
![]() O que ver nos céus? Além dos planetas, estrelas, cometas, galáxias... podemos também ver os satélites artificiais. Alguns satélites são especialmente brilhantes, (satélites iridium) que por vezes são até confundidos com ovni’s! Todos os satélites possuem uma órbita bem definida e dependendo da nossa localização (latitude e longitude) é possível prever a sua passagem e brilho. Primeiro de tudo terá de ter as horas certas ao segundo. Para acertar o relógio clique aqui (convém de tempos a tempos verificar se o seu relógio mantém a hora certa).
Tem de saber se orientar, saber onde fica o Norte. Para isso utilize uma bússola. Caso não tenha uma bússola pode descobrir as coordenadas assim: Coloque-se de pé e com o braço direito aponte para onde nasce o sol. Ai será o Este “E” (também conhecido como Leste “L”). Estenda o braço esquerdo para o poente e aí será o Oeste “O”; “W”. À sua frente estará o Norte “N”, e na sua retaguarda o Sul “S”. Temos de saber para que lado olhar: Para uma maior precisão utiliza-se os graus a partir do Norte 0º; Este 90º; Sul 180º; Oeste 270º. Estes pontos designam-se por Azimute (az.).
Depois é necessário saber a altura (alt), utiliza-se também graus, mas de 0º a 90º. O 0º entende-se como o horizonte e 90º o ponto exacto por cima das nossas cabeças. O brilho do satélite é visto pela magnitude (mag.). Quanto menor for o valor, maior é o brilho. Ex. A lua cheia tem mag. de –12; o Sol de –26; o planeta Vénus –4 (também conhecido como estrela da manhã ou estrela da tarde). Podemos ver a olho nu até à mag. 6 (mas terá de estar num local sem incidência de luz), numa cidade, dependendo das luzes podemos ver até a mag. de 2 ou 3. Com binóculos, podemos ver até a mag. 9. Convém estar, pelo menos 2 minutos antes do satélite passar, no local onde o irá ver, para que os olhos se possam “adaptar” ao escuro. Dados por localidades da ilha da Madeira
Ao clicar em baixo na sua localidade aparecerá os dados como mostra a seguinte imagem (dados em inglês do site heavens-above.com)
Se a sua localidade não está aqui, pode pedir para a incluirmos bastando que nos envie um e-mail para navegadormensal@portugalmail.pt
|